O que um relatório de Auditoria Interna deve conter?
O relatório de auditoria interna busca registrar o desempenho e o nível de segurança dos processos internos.
O responsável pela elaboração do relatório terá o dever de apresentar as não conformidades encontradas de forma neutra, sem apontar culpados, para que não se crie conflitos entre os colaboradores. Dessa forma, o relatório de auditoria terá que ser preciso, sendo redigido com os termos adequados e com clareza.
O relatório da auditoria interna deve conter o objetivo da auditoria e os métodos utilizados para a avaliação. Deve registrar os controles e documentos auditados, informando os controles que não estão em conformidade com as normas estabelecidas. E expondo os riscos relacionados e as oportunidades de melhoria.
Isto é, o relatório de auditoria interna deverá relatar as conclusões sobre os controles internos avaliados na auditoria. Sendo entregue para a Alta Direção ou a quem esta autorizar, garantindo o sigilo do conteúdo da auditoria.
Como o software Auditoria do Portal ISO pode ajudar?
Com o software Auditoria do Portal ISO, você consegue programar, planejar e realizar auditorias de forma muito mais rápida e fácil. Ao finalizar uma auditoria, o relatório é gerado automaticamente e em tempo real. O sistema gera dois tipos de relatórios: o relatório simplificado e o relatório completo. Ambos podem ser exportados em pdf.
Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do software Auditoria do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais em:
– Como é feito um Relatório de Auditoria?
– O que é o Relatório de Auditoria?
– O que um relatório de Auditoria Interna deve conter?
– Quais são os Tipos de Relatório de Auditoria?