Quais são os Tipos de Relatório de Auditoria?
O relatório de auditoria é o documento no qual o auditor expõe suas conclusões sobre os sistemas internos avaliados na auditoria, sugerindo ações preventivas ou corretivas a serem tomadas.
O auditor deve escolher um tipo de relatório que seja apropriado ao momento ou situação em que os fatos estejam sendo analisados. Deverá apresentar um conteúdo objetivo e facilmente compreendido, que atenda às necessidades do cliente auditado.
O relatório de auditoria pode ser classificado em 5 tipos:
Sintético: apresenta os dados analisados de forma rápida e objetiva;
Analítico: mais detalhado e é apresentado para os colaboradores que realizam as atividades, portanto, deve ser emitido de forma simples e clara;
Especial: quase sempre é utilizado para informar dados confidenciais;
Parcial: utilizado para quando encontrar uma ocorrência, que necessita de uma correção imediata, e deve informar à gerência ou à direção da empresa;
Verbal: utilizado para quando não há emissão de relatório, as informações analisadas e as ocorrências encontradas são apresentadas verbalmente.
Como o software Auditoria do Portal ISO pode ajudar?
Com o software Auditoria do Portal ISO, você consegue programar, planejar e realizar auditorias de forma muito mais rápida e fácil. Ao finalizar uma auditoria, o relatório é gerado automaticamente e em tempo real. O sistema gera dois tipos de relatórios: o relatório simplificado e o relatório completo. Ambos podem ser exportados em pdf.
Para quem deseja conhecer melhor as funcionalidades do software Auditoria do Portal ISO, é possível realizar um teste gratuito. Para mais informações, clique aqui.
Veja mais em:
– Como é feito um Relatório de Auditoria?
– O que é o Relatório de Auditoria?
– O que um relatório de Auditoria Interna deve conter?
– Quais são os Tipos de Relatório de Auditoria?